PMBOK 7ª edição – Adaptação e Resiliência

PMBOK 7 – Adaptação e Resiliência – Formando a base para lidar com adversidadesFoto: Daniel Price - PMBOK 7 – Adaptação e Resiliência – Formando a base para lidar com adversidades

 

Adaptação e Resiliência é um dos princípios do PMBOK 7. Mas como de fato criar um ambiente de adaptação e resiliência? Vou compartilhar 2 fundamentos essenciais que o líder de projetos precisa internalizar de forma sólida para de fato conseguir criar uma cultura de adaptação e resiliência.

 

Adaptação

 

Quando estamos falando de adaptação nos referimos a nossa capacidade de realizar mudanças frente às necessidades que se colocam diante de nós. Desta forma, pode ser uma mudança no ambiente externo ao projeto, ou algum fator de dentro da equipe do projeto.

Mas realizar mudanças nem sempre é fácil.

Por isso, é necessário confiança e coragem para abraçar o desconhecido.

“Confiança em si mesmo, na equipe e nos benefícios da mudança.”

Resiliência

 

Já a resiliência é um conceito que vem da física e significa a capacidade de um material sofrer uma deformação elástica e voltar ao seu estado original. Ou seja, traduzindo para o nosso dia-dia, é a nossa capacidade de passar por situações difíceis e nos recuperar.

Por exemplo, quando o projeto está atravessando uma crise, quando algo inesperado acontece que abala tudo o que se tinha planejado anteriormente, ou quando nada mais parece funcionar, em que você se apoia para manter sua paz interior e conseguir buscar soluções para resolver o problema?

Autoconhecimento e espiritualidade são as bases para nos mantermos equilibrados e termos condições para buscar soluções mesmo em situações adversas.

 

PMBOK 7 – Adaptação e Resiliência – Autoconhecimento e espiritualidade – O porto seguro do líder de projetos

Foto: Aaron Burden – PMBOK 7 – Adaptação e Resiliência – Autoconhecimento e espiritualidade – O porto seguro do líder de projetos

 

Em geral, realizar mudanças e superar situações difíceis é algo desconfortável e pesado. No entanto, isso pode ser diferente. O mais incrível é que o processo pode ser leve e suave, até mesmo divertido.

Nesse post vou falar sobre como a confiança, a coragem, o autoconhecimento e a espiritualidade podem te ajudar a liderar a adaptação e a resiliência do seu projeto de forma mais leve e confortável.

 

1. PMBOK 7 - Adaptação e Resiliência - Autoconhecimento e Espiritualidade:

Base de sustentação para a resiliência em ambientes altamente complexos

 

Pense por um momento em alguma situação difícil que teve que enfrentar, seja no contexto profissional ou pessoal.

Quanto tempo levou para você dar a volta por cima?

Quais foram os grandes aprendizados que extraiu após a situação ter acabado?

E quando estava lá no fundo do poço, o que te fez acreditar que haveria esperança para resolver o problema?

Quando nada mais parece funcionar e você se sente sozinho em uma situação que parece intransponível, com quem você conversa internamente para te dar esperança?

O que faz pessoas suportarem situações extremas, muitas vezes no limite da sobrevivência humana, como sobreviventes de campos de concentração?

O que a vida está esperando de você?

Existe algo a ser feito, alguém a ser amado ou cuidado ou algo a ser admirado que te traga uma necessidade profunda de continuar vivo?

 

 

 


 

Registre-se gratuitamente para continuar lendo o artigo completo. 

 

Clique em aqui para se registrar.  

 

Já é membro? Clique em Login para entrar.