O Poder da Mentoria ao Iniciar em Gestão de Projetos

O Poder da Mentoria ao Iniciar em Gestão de Projetos
Foto – Tianshu Liu. O Poder da Mentoria ao Iniciar em Gestão de Projetos

Resolver uma questão em minutos ao invés carregar o problema por anos – esse é o poder da mentoria ao Iniciar em Gestão de Projetos. Se você não acredita, faça um teste e veja por si mesmo. Comece verificando situações que já vivenciou. Por exemplo, você já passou por um problema em que foi conversar com alguém mais experiente e aquela conversa mudou completamente o rumo da sua vida?

Nesse post vou compartilhar 3 situações onde uma conversa com um mentor pode fazer uma grande diferença ao iniciar em gestão de projetos.

 

Se quiser se aprofundar mais sobre a preparação para iniciar a carreira em Gestão de Projetos, acesse o link abaixo.

 

Master Class – Gratuita – Como realizar sua transição para gerente de projetos de forma mais rápida e menos traumática?

 

 

1. Mentoria sobre a Carreira em Gestão de Projetos

 

Se você ainda não iniciou sua carreira em gestão de projetos, buscar orientação de um mentor pode te ajudar a esclarecer o que você pode esperar desta função e como se preparar melhor.

No post abaixo compartilho 4 dicas práticas de como se tornar um gerente de projetos.

 

Como se tornar um gerente de projetos

 

Mentoria sobre Carreira em Gestão de Projetos
Foto – Daniel Cartin. Mentoria sobre Carreira em Gestão de Projetos

Se você já é um gerente de projetos e quer avançar em sua carreira como gestor de projetos, utilizar o apoio de um mentor é uma excelente forma de acelerar este processo. Existem diversas áreas em gerenciamento de projetos que você pode trilhar seu crescimento como gestão de programas, gestão de portfolio, PMO e outros. A medida que for assumindo maiores responsabilidades e ganhar experiência em gerenciar projetos maiores e mais complexos, naturalmente suas chances serão maiores de assumir funções de maior responsabilidade.

 

Como o problema aqui é ter uma compreensão mais ampla sobre a carreira de gestão de projetos, uma conversa com um gerente de projetos sênior ou um gerente de programa seria mais adequado. Se possível, após a conversa busque agendar um próximo encontro para que seu mentor possa acompanhar como está indo sua evolução. Desta forma, ele poderá ir te passando novas orientações a medida em que novos desafios forem surgindo.

 

2. Mentoria para os primeiros dias em gestão de projetos

 

Assim que a posição de gerente de projetos é confiada a você é bem provável que você tenha mais dúvidas do que respostas. Por exemplo, quem são os principais clientes? Será que a equipe irá aceitar minha liderança? Quais os principais objetivos e riscos do projeto? Essas são perguntas comuns quando se inicia um projeto.

 

Mentoria para os Primeiros dias em Gestão de Projetos.
Foto – Daniel Oberg. Mentoria para os Primeiros dias em Gestão de Projetos.

 

No post abaixo compartilho 5 dicas essenciais para liderar projetos com eficiência.

 

Como Liderar Projetos com Eficiência – 5 Dicas Essenciais

 

Portanto, quanto mais rápido você conseguir ter clareza nas respostas a essas perguntas, mais rápido será capaz de começar a produzir os resultados que todos esperam de você e atender às necessidades dos principais stakeholders do projeto.

 

Nesta situação, é importante escolher um mentor que esteja inserido no contexto do projeto a mais tempo que você. Alguém que tenha mais experiência que você e que conheça bem o contexto organizacional ao qual o projeto está inserido. Pessoas que participaram da concepção do projeto, que estão ligadas diretamente ao patrocinador do projeto ou até mesmo o próprio patrocinador do projeto. O seu chefe direto, ou um colega de trabalho mais experiente.

 

Desta forma, você poderá rapidamente ter as orientações que precisa para dar o próximo passo. No entanto, é importante ter ciência do seu papel e do papel de cada um. Desta maneira, saberá até que ponto poderá contar com a ajuda de cada um.

 

3. Mentoria externa em gestão de projetos – quando usar

 

Em muitas situações, pode ser que não encontre abertura para discutir as dificuldades que está enfrentando no seu projeto. Por outro lado, pode ser também que não encontre pessoas com a experiência necessária para te apoiar com o que está precisando no momento. Pode ser também que as pessoas não possuam a disponibilidade que você precisa.

Mentoria Externa em Gestão de Projetos
Foto – Amy Hirschi. Mentoria Externa em Gestão de Projetos.

O ponto importante aqui é saber que este tipo de ajuda existe e você pode contar com ela. No entanto, antes de buscar ajuda, mostre que já fez a sua parte. Procure coletar todas as informações possíveis que estão ao seu dispor e levar perguntas mais avançadas para prosseguir no seu caminho.

 

Lembre-se que é parte do seu papel como gerente de projetos ter a compreensão do alcance do projeto e entregar o produto final do projeto. Portanto, pergunte inicialmente sobre as principais documentações disponíveis do projeto. Por exemplo, o contrato, o business case, Project Charter (ou termo de abertura do projeto), solicitação de proposta do cliente, proposta técnica e comercial, plano de gerenciamento do projeto, cronograma, organograma ou governança do projeto. Esses são alguns documentos básicos que norteiam o projeto. A partir daí, você terá uma boa ideia do projeto para realizar perguntas mais pertinentes e aproveitar melhor o seu tempo com o seu mentor.

 

Desta forma, utilizando o apoio de um mentor especializado na mesma área que você está atuando, você irá obter informações cruciais de quem já possui anos de experiência e não precisará passar por todas as dificuldades que o seu mentor passou para chegar a essas conclusões.

 

Espero que este post possa ter te ajudado em sua jornada.

Hoje você conta com a ajuda de um mentor interno ou externo? Deixe sua resposta nos campos abaixo.

 

Caso queira tirar uma dúvida ou se precisar de uma ajuda na sua caminhada no gerenciamento de projetos, deixe seu comentário nos campos abaixo.

 

Se quiser se aprofundar mais sobre a preparação para iniciar a carreira em Gestão de Projetos, acesse o link abaixo.

 

Master Class – Gratuita – Como realizar sua transição para gerente de projetos de forma mais rápida e menos traumática?

 

Um grande abraço e até o próximo post!

 

 

Quantos anos de experiência você possui como Gerente de Projeto?
Ainda não tenho< 2 anosEntre 2 e 5 anosEntre 5 e 10 anos> 10 anos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *