Como lidar com o estresse?

Como lidar com o estresse?

Foto: Le Minh Phuong –  Quem ama se cuida.

 

Você sente que está com estresse? O estresse mental e físico já está incomodando bastante? Então, é hora de dar uma parada para refletir sobre o assunto com mais cuidado.

Dores no corpo e o estresse mental podem levar a um estado de doença e trazer consequências mais sérias.

Nesse post vou compartilhar algumas dicas para lidar melhor com a sensação do estresse e como melhorar o ambiente de trabalho.

 

1. Compreenda a Natureza do Estresse

 

O primeiro passo para reduzir o estresse é compreender que o estresse é um estado emocional que ocorre dentro de nós. Desta forma, uma situação pode ser extremamente estressante e ainda assim você não se sentir estressado.

Ao mesmo tempo que isso parece algo muito difícil de assimilar, é também muito libertador.

 

“O estado emocional de como nos sentimos está sob nosso controle.”

 

Portanto, podemos agir sobre ele. Vou dar um exemplo.

Stephen Covey em seu livro clássico sobre produtividade e liderança “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes” nos traz um exemplo muito forte para descrever o primeiro hábito (“Seja Proativo”).

Stephen comenta sobre a história de Victor Frankl. Victor era um psiquiatra judeu que esteve em campos de concentração nazistas. Passou pelas mais terríveis atrocidades, humilhações e tortura.

Em uma determinada ocasião, chegou à consciência o que chamou “a liberdade última” – em seu interior poderia decidir como tudo aquilo que estava passando iria afetá-lo. Poderia se imaginar como um observador consciente de si mesmo e como participaria dos fatos que ocorriam.

 

Liberdade de Escolha

Foto: Javardh – Sempre há espaço para escolher.

 

Desta forma, concluiu que a liberdade de escolha da sua resposta frente aos acontecimentos externos ninguém poderia retirar-lhe.

 

“Liberdade de escolha, autoconsciência, imaginação e intuição são habilidades intrinsecamente humanas.”

 

Sendo assim, agora que temos a consciência de que somos capazes de escolher como reagimos, por mais estressante que a situação seja, a pergunta que talvez esteja se fazendo é como conseguir isso.

Vou falar disso no próximo tópico.

Clique aqui para se cadastrar e continuar recebendo novos posts.

Quero me cadastrar

 

 

2. Desenvolva seu autoconhecimento e autocontrole

 

Se liberdade de escolha, autoconsciência, imaginação e intuição são capacidades inerentes de todos nós, precisamos desenvolver essas habilidades para realmente nos beneficiar dessas características que já possuímos.

 

A jornada do autoconhecimento.

Foto: Lina Trochez – A jornada do autoconhecimento.

 

Autoconhecimento

 

Quem sou eu? Por que eu existo? Qual o propósito da vida? Essas perguntas atemporais não possuem respostas certas ou erradas.

Elas invocam um convite à reflexão. Portanto, uma busca por sentido, uma jornada profunda e sincera para se conhecer. É um convite para agir na vida de forma diferente.

Desta forma, procura-se colocar em prática o conhecimento de si próprio para transformação individual e coletiva.

Imaginação e Intuição

Uma das experiências mais concretas que posso citar sobre este tema é a meditação. Existem vários tipos de meditação. Por isso, a melhor de todas é aquela que funciona para você. É aquela que você consegue colocar em prática e que traz benefícios positivos para sua vida.

Através da meditação você exercita a autoconsciência e a imaginação. A meditação também ajuda você a estar conectado com sua essência e sua espiritualidade.

 

Conexão com o sagrado

Foto: Ben White – Exercite sua conexão com o sagrado.

 

Desta forma, você também desenvolve sua intuição. Começa a ter um senso mais apurado dos motivos por de trás dos fatos. Isso ajuda muito a compreender que nem sempre uma situação adversa é ruim.

 

“Tudo o que acontece é para nosso crescimento e aprendizado.”

 

Clique aqui para se cadastrar e continuar recebendo novos posts.

Quero me cadastrar

 

3. Seu corpo é sua casa

 

Uma das melhores formas de liberar as tensões é realizar movimento com corpo. Portanto, escolha uma atividade que você possa começar e que se encaixa com sua rotina.

Existem muitas opções. Exercícios curtos de 5-10min diariamente podem fazer uma grande diferença.

A dica aqui é experimentar. Desta forma, veja o que você se adapta melhor. O importante é começar com alguma atividade que trabalhe o corpo.

 

“Uma gota de prática vale mais do que um oceano de teorias.”

A Mãe – Mirra Alfassa

Pequenas ações com grandes resultados

Foto: Aaron Burden – Pequenas ações com grandes resultados.

 

Existem muitos benefícios ao trabalhar com o corpo. Por exemplo, dormimos melhor, aumentamos a produtividade, aumentamos nosso o nível de energia, dentre muitos outros.

No entanto, um dos melhores benefícios, que eu particularmente gosto muito, é a liberação dos pensamentos.

Busque realizar uma atividade que você esquece de tudo e se concentre apenas no momento presente. Desta forma, você sentirá uma sensação de renovação muito grande.

 

Apenas dê o primeiro para liberar o estresse

Foto: Lindsay Henwood – Atividades que se encaixam em sua rotina.

 

 

4. Pergunte-se: O que eu posso fazer para melhorar meu ambiente de trabalho?

 

Desenvolver o autoconhecimento e autocontrole é um excelente primeiro passo para influenciar seu ambiente de trabalho. Por isso, ao realizar a uma mudança de atitude em você ou ao adquirir um novo hábito, as pessoas ao redor naturalmente irão notar essa mudança através de suas ações.

 

“Autoconhecimento e autocontrole são os fundamentos da calma e concentração.”

 

Vivemos em um mundo em constantes transformações, cada vez mais rápidas. Portanto, é extremamente importante ter calma e concentração para tomar as decisões corretas.

 

“Só damos aquilo que temos.”

 

Se você precisa transmitir calma e tranquilidade para sua equipe para que eles tenham paz para executar o trabalho que precisa ser feito, primeiro você precisa adquirir essa calma dentro de si.

No entanto, além do aspecto comportamental, você também precisa dominar os aspectos técnicos do trabalho.

 

“Confiança se constrói com desenvolvimento do caráter e da competência ao longo do tempo.”

 

Portanto, ao exercer uma posição de gestão, é fundamental dominar os processos de gestão e aplicá-los ao ambiente de trabalho para tornar o ambiente mais leve, mais produtivo e mais eficiente.

 

Competência e caráter - as bases da confiança

Foto: Kael Bloom – Desenvolva suas competências e seu caráter para cultivar confiança.

 

No contexto da gestão de projetos, acesse o link para saber mais sobre como Liderar de Projetos de forma mais eficiente.

 

Leia mais em Como Liderar Projetos com Eficiência – 5 dicas essenciais

Também disponibilizamos aqui uma Master Class gratuita para orientar quais competências técnicas e comportamentais precisam ser desenvolvidas para se preparar para gerenciar projetos.

Acesse Master Class – Como Realizar a Transição para Gerente de Projetos?

Você acha que Autoconhecimento e Espiritualidade são importantes para lidar melhor com o estresse? Como você lida com o estresse?

Deixe seus comentários aqui embaixo!

Clique aqui para se cadastrar e continuar recebendo novos posts.

 

Quero me cadastrar

 

Um grande abraço e até o próximo post!

 

Sobre o Autor:

Leonardo Miranda

20 anos experiência em Projetos de Tecnologia, sendo 10 anos gerenciando projetos, programas e portfólios multi-milionários com equipes de +100 pessoas. Foram 26 projetos entregues para clientes líderes globais de diversas indústrias com stakeholders de diversos países. 4 anos experiência Internacional na India e EUA. Graduado em Engenharia Eletrônica e da Computação pela UFRJ e Pós-Graduado em Gestão de Negócios pela FDC.

 

Idealizador do Blog Como Liderar Projetos

 

 

8 comentários em “Como lidar com o estresse?”

  1. Avatar
    José Leonardo Cabral Monçores

    Outro excelente conteúdo!
    Conhecer a si mesmo gera melhoria na percepção do ambiente. Isso é fundamental para que o gestor seja útil e, acima de tudo, ofereça seu melhor para a equipe, gerando satisfação e tranquilidade para todos.

  2. Avatar

    Vi o item 3 (sobre o corpo e exercícios físicos) melhorar muito a minha rotina. Acertou em cheio! Me sinto obrigado a refletir sobre os itens 1,2 e 4. Parabéns pelo conteúdo!

  3. Avatar

    Boa, Léo! Ótimos conselhos para melhorar a gestão do principal stakeholder, em qualquer projeto: você mesmo! Abraço e obrigado pelo texto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *