Como se tornar um gerente de projetos – 4 Dicas Práticas

Como se tornar gerente de projetos. Foto: Bankim Desai
Foto 1 – O processo de tornar-se gerente é uma transformação individual.

 

Você está buscando saber como se tornar um gerente de projetos e não sabe muito bem como começar? Então, é importante saber alguns pontos essenciais sobre o que é necessário para se tornar um gerente de projetos. Neste post vou compartilhar 4 dicas práticas para iniciar sua carreira em gerenciamento de projetos e te preparar para gerenciar um projeto pela primeira vez.

Se quiser se aprofundar mais, acesse o link abaixo.

 

Master Class – Gratuita – Como realizar sua transição para gerente de projetos de forma mais rápida e menos traumática?

 

 

1. Converse com pessoas mais experientes

 

Conversar com pessoas mais experientes é uma excelente forma de obter informações diretamente de quem vivencia na prática o gerenciamento de projetos. Inicialmente, procure no seu ambiente de trabalho pessoas que estão envolvidas em projetos. Em seguida, identifique quem são as pessoas que estão exercendo a função de gerente de projetos. Depois, procure agendar uma conversa com essas pessoas e se prepare com as perguntas que você quer fazer.

A seguir, algumas perguntas que podem ajudá-lo a compreender melhor esta carreira.

 

Converse com Pessoas mais Experientes. Foto: Nadir Syzygy
Foto 2 – Prepare perguntas específicas para esclarecer o caminho.
  • Como é ser gerente de projetos?
  • Como foi sua jornada para se tornar gerente de projeto?
  • O que você recomenda para quem quer atuar como gerente de projeto?

 

Com isso, você vai poder coletar mais informações de diferentes fontes e se preparar melhor para saber como se tornar um gerente de projetos. Desta forma, você identificará o mais adequado para você e poderá montar o seu próprio plano de ação.

 

2. Estude sobre os fundamentos em gestão de projetos

 

Antes de partir para a prática, é muito importante que você conheça os conceitos fundamentais sobre gerenciamento de projetos.

Recomendo que faça algum curso sobre gestão de projetos e leia livros sobre o assunto. Os cursos são interessantes, pois você irá conhecer diversas pessoas que atuam na área. Poderá trocar ideias sobre como se preparar para atuar como gerente de projetos e talvez até obter uma oportunidade para atuar na área.

 

3. Tenha algumas experiências prévias em gerenciamento de projetos

 

Agora que você já conversou com algumas pessoas e conhece a teoria, está na hora de ter algumas experiências práticas iniciais. Desta forma, você aumentará suas chances de ser escolhido para gerenciar um projeto. Em seguida, compartilho 3 exemplos de oportunidades onde você pode adquirir experiência em gerenciamento de projetos.

 

1. Atividades de Gestão de Projetos

Assuma Responsabilidades para Ganhar Experiências Práticas. Foto: Hunter Race
Foto 3 – Assumindo Atividades de Gerenciamento de Projetos

Se você já estiver trabalhando em um projeto, você pode solicitar ao seu gerente de projeto assumir algumas atividades de gestão de projetos. Por exemplo, controle do cronograma, organização de reuniões ou controle de solicitações de mudanças.

Você precisa ter em mente que suas principais entregas como membro de equipe não poderão ser afetadas. Este é um investimento que você está realizando para adquirir conhecimento e experiência. Portanto, pode ser que tenha que dedicar algumas horas adicionais para dar conta do trabalho extra.

Além disso, é uma oportunidade para você fortalecer a confiança do seu chefe em você. Isso irá acontecer com o tempo, a medida que você se mostra capaz de assumir responsabilidades e entregar nos prazos combinados.

É extremamente importante que você saiba que está assumindo entregas de gestão de projetos. Portanto, você precisa estar muito alinhado com seu chefe para compreender claramente as expectativas dele e os objetivos do projeto.

Caso não esteja atuando em projetos, procure identificar no local onde trabalha como você pode participar como membro de equipe nos projetos existentes.

Se no local onde trabalha não existem projetos, talvez seja uma boa oportunidade para você propor a criação de pequenos projetos. Você também pode procurar outras organizações que possuam projetos em andamento, mesmo que seja um trabalho voluntário.

 

2. Funções de Liderança

Busque assumir uma função de Líder de Equipe. Foto: Jean Wimmerlin.
Foto 4 – Líder de Equipe – Primeiro etapa para se tornar um Gerente de Projetos.

Um dos principais papéis do gerente de projetos é liderar a equipe em direção ao objetivo do projeto é que entregar o produto final. No entanto, em projetos grandes e complexos geralmente as equipes são organizadas em equipes menores. Desta forma, o trabalho pode ser dividido em partes menores. Essas equipes menores geralmente são lideradas por um líder de equipe.

Portanto, se você está buscando se tornar um gerente de projetos, assumir uma função de líder de equipe será um grande passo em direção ao seu objetivo.

 

Como Liderar Projetos com Eficiência – 5 Dicas Essenciais

 

Nesta função você ganhará experiências essenciais em gestão de projetos como liderar pessoas, gerenciar entregas e prazos.

 

3. Gerencie um projeto pessoal do início ao fim

 

Eventos são boas oportunidades de aplicar seus conhecimentos em gestão de projetos. Por isso, casamentos, festas, viagens, são alguns exemplos de eventos que você pode colocar em prática os fundamentos em gerenciamento de projetos.

Outra área que você pode explorar são atividades voluntárias. Projetos sociais, iniciativas no condomínio, iniciativas em associações profissionais são áreas que necessitam de projetos.

 

4. Execute o seu plano de como se tornar um gerente de projetos

 

Concluindo, este guia apresentou para você algumas sugestões de passos práticos que irão te conduzir ao seu objetivo de se tornar um gerente de projetos. Por isso, após coletar as informações que necessita você poderá criar o seu plano de desenvolvimento individual. Desta forma, este plano será o seu mapa em direção ao seu objetivo final. Será o seu passo a passo, o seu plano de ação.

 

Planeje e Execute o que Planejou. Foto: STIL.
Foto 5 – Crie o seu Próprio Plano de Ação e Execute com Disciplina

No entanto, o que realmente fará diferença será você executar o seu plano de desenvolvimento individual. Escolha uma única ação que irá trazer maior resultado em sua jornada e realize uma tarefa hoje.

Por menor que seja essa ação, esta simples decisão te colocará em movimento e a partir daí será dar continuidade ao seu plano.

Espero que este post possa ter te ajudado em sua jornada.

 

Se quiser se aprofundar mais, acesse o link abaixo.

 

Master Class – Gratuita – Como realizar sua transição para gerente de projetos de forma mais rápida e menos traumática?

 

Entre em contato, caso queira deixar um comentário, tirar uma dúvida ou se precisar de uma ajuda na sua caminhada em como se tornar um gerente de projetos.

 

Mantenha-se saudável e equilibrado. Obter a paz interior é uma grande contribuição para transformar o mundo em lugar melhor para se viver.

Um grande abraço e até o próximo post.

 

Quantos anos de experiência você possui como Gerente de Projeto?
Ainda não tenho< 2 anosEntre 2 e 5 anosEntre 5 e 10 anos> 10 anos

2 comentários em “Como se tornar um gerente de projetos – 4 Dicas Práticas”

  1. Pingback: O Poder da Mentoria ao Iniciar em Gestão de Projetos - Como Liderar Projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *