Você tem se perguntado como faço para liderar melhor os projetos que gerencio? Ou, qual é a forma mais eficiente de estruturar os processos do meu projeto? Neste post vou compartilhar 5 dicas essenciais para melhorar a eficiência dos seus projetos.
1 - Liderar Projetos pelo Exemplo
Liderança começa com você e o primeiro passo para liderar projetos é saber liderar a si mesmo. Para isso o auto-conhecimento é fundamental. Observe seu comportamento – você está sempre reclamando ou está buscando formas de resolver o problema? Está usando palavras positivas e de encorajamento ou está colocando gasolina no incêndio? As pessoas irão copiar as coisas que você faz, portanto seja você o primeiro a fazer o que quer que seja feito. Por exemplo, se você quer que a equipe seja proativa, comece você sendo proativo.
Como consequência, a medida que começar a realizar este processo de auto-observação, você vai perceber que algumas atividades são mais fáceis para você. Complemente suas habilidades com habilidades dos seus pares ou da sua equipe. Lembre-se, você não precisa fazer tudo.
Primeiramente, comece escolhendo atividades que quer delegar. Em seguida, distribua responsabilidades e acorde prazos. Por último acompanhe o progresso. As pessoas querem participar e se sentirem responsáveis pela parte que cabe a elas. Desta maneira, depois que tiver definido quem vai fazer o que e quando precisa estar feito, será proporcionado uma clareza enorme para todos e o ambiente vai ficar bem mais tranquilo.
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2 - Cuide bem da sua Equipe e eles vão Cuidar de Você
Sua equipe é o que você tem de mais valioso. São eles que fazem o mais importante – produzir os entregáveis do projeto. É a sua equipe que executa as atividades de construção do produto final do projeto. Portanto, investir seu tempo na equipe não é perda de tempo. Ao contrário, é na realidade um dos seus papéis mais importantes.
Inicialmente você pode criar pequenos espaços de comunicação em equipe e individual. Desta maneira, uma pequena iniciativa poderá proporcionar um grande resultado, trazendo um espírito de equipe e senso de pertencimento. Isso ocorre porque as pessoas querem se sentir fazendo parte de algo e querem poder contribuir com uma causa, um propósito. Você pode e deve ser esse facilitador.
Em seguida, pense em maneiras que você pode fortalecer o espírito de equipe. Por exemplo, agradecimentos no momento que sua equipe acabou de realizar um grande feito mostra que você está atento e sabe o quão difícil foi para chegar lá. Existem muitas maneiras de reconhecer e recompensar as pessoas que estão ao seu alcance ao liderar projetos. Para citar algumas:
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- Celebrações de conquistas
- Brindes
- Camisa da equipe com uma marca ou símbolo do grupo
- Ouvir atentamente e se interessar ativamente por resolver os problemas que a equipe está enfrentando
Por fim, essas são algumas boas práticas para criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sentem valorizadas.
Simplesmente comece! Isso vai fazer uma grande diferença.
3 - Liderar Projetos sendo Parceiro do seu Cliente para Continuar Tendo Projetos