Como Liderar Projetos com Eficiência – 5 Dicas Essenciais

Como Liderar Projetos com Eficiência - 5 Dicas Essenciais

 

 

Você tem se perguntado como faço para liderar melhor os projetos que gerencio? Ou, qual é a forma mais eficiente de estruturar os processos do meu projeto? Neste post vou compartilhar 5 dicas essenciais para melhorar a eficiência dos seus projetos.

 

1 – Liderar Projetos pelo Exemplo

 

 

Liderança começa com você e o primeiro passo para liderar projetos é saber liderar a si mesmo. Para isso o auto-conhecimento é fundamental. Observe seu comportamento – você está sempre reclamando ou está buscando formas de resolver o problema? Está usando palavras positivas e de encorajamento ou está colocando gasolina no incêndio? As pessoas irão copiar as coisas que você faz, portanto seja você o primeiro a fazer o que quer que seja feito. Por exemplo, se você quer que a equipe seja proativa, comece você sendo proativo.

 

Liderar Projetos pelo Exemplo

 

Como consequência, a medida que começar a realizar este processo de auto-observação, você vai perceber que algumas atividades são mais fáceis para você. Complemente suas habilidades com habilidades dos seus pares ou da sua equipe. Lembre-se, você não precisa fazer tudo.

 

Primeiramente, comece escolhendo atividades que quer delegar. Em seguida, distribua responsabilidades e acorde prazos. Por último acompanhe o progresso. As pessoas querem participar e se sentirem responsáveis pela parte que cabe a elas. Desta maneira, depois que tiver definido quem vai fazer o que e quando precisa estar feito, será proporcionado uma clareza enorme para todos e o ambiente vai ficar bem mais tranquilo.

 

Se quiser se aprofundar mais sobre a preparação para iniciar a carreira em Gestão de Projetos, acesse o link abaixo.

 

Master Class – Gratuita – Como realizar sua transição para gerente de projetos de forma mais rápida e menos traumática?

 

2 – Cuide bem da sua Equipe e eles vão Cuidar de Você

   

Sua equipe é o que você tem de mais valioso. São eles que fazem o mais importante – produzir os entregáveis do projeto. É a sua equipe que executa as atividades de construção do produto final do projeto. Portanto, investir seu tempo na equipe não é perda de tempo. Ao contrário, é na realidade um dos seus papéis mais importantes.

   

Inicialmente você pode criar pequenos espaços de comunicação em equipe e individual. Desta maneira, uma pequena iniciativa poderá proporcionar um grande resultado, trazendo um espírito de equipe e senso de pertencimento. Isso ocorre porque as pessoas querem se sentir fazendo parte de algo e querem poder contribuir com uma causa, um propósito. Você pode e deve ser esse facilitador.

 

Como Liderar Projetos - Cuide bem da sua Equipe e eles vão Cuidar de Você

 

Em seguida, pense em maneiras que você pode fortalecer o espírito de equipe. Por exemplo, agradecimentos no momento que sua equipe acabou de realizar um grande feito mostra que você está atento e sabe o quão difícil foi para chegar lá. Existem muitas maneiras de reconhecer e recompensar as pessoas que estão ao seu alcance ao liderar projetos. Para citar algumas:

    • Celebrações de conquistas
    • Brindes
    • Camisa da equipe com uma marca ou símbolo do grupo
    • Ouvir atentamente e se interessar ativamente por resolver os problemas que a equipe está enfrentando

 

Por fim, essas são algumas boas práticas para criar um ambiente de trabalho onde as pessoas se sentem valorizadas. 

 

Simplesmente comece! Isso vai fazer uma grande diferença. 

 

 

3 – Liderar Projetos sendo Parceiro do seu Cliente para Continuar Tendo Projetos

 

 

Saber quem são seus clientes e quais são suas expectativas é um fator crítico de sucesso para o projeto. Certamente, o projeto está sendo feito para proporcionar uma transformação. Porque o objetivo final do projeto é entregar os benefícios depois que o projeto estiver pronto. Portanto, você precisa estar ciente quem vai se beneficiar com essas mudanças. No entanto, pode ser que o projeto traga um impacto negativo para outras pessoas.

 

Em resumo, esses são fatores externos ao projeto que exercem uma influência significativa na forma como o trabalho é conduzido. Portanto, saber quem são as pessoas chave que receberão os resultados do projeto e definir uma estratégia para administrar as mudanças é fundamental para o sucesso do projeto.

 

“A única coisa constante na vida é a mudança.”

Francois de La Rochefoucauld

 

Por outro lado, é muito comum o cliente solicitar mudanças a medida que começa ter os primeiros contatos com os produtos do projeto. Portanto, esteja preparado para realizar uma análise do impacto dessas mudanças e propor soluções para viabilizar incorporá-las no projeto. Ao liderar projetos, você precisa sim garantir que o navio chegue ao destino final, mas não seja tão rígido com o planejamento inicial. Porque desvios de rota podem ocorrer. Não tem um projeto que não tenha nenhuma mudança ao longo do caminho.

 

 

4 – Crie Processos para Organizar o Caos 

 

 

Saber definir prioridades do meio do turbilhão de coisas para fazer é o seu principal papel. Portanto, você precisará conseguir realizar uma leitura do contexto para compreender na fase atual que o projeto se encontra o que é mais importante para o projeto.

 

Primeiramente, nessa situação lembre-se da regra 80/20 de Pareto.

“80% do resultado é definido por 20% das causas”.

Princípio de Pareto

 

Foque sua energia nessas principais entregas, em seguida busque organizar a casa criando processos para sistematizar etapas do projeto.

 

Neste artigo já citamos alguns processos de gestão de pessoas como engajamento, comunicação e reconhecimento. Falamos também de processos de gestão das necessidades dos clientes, da atribuição de papéis e responsabilidades e dos prazos de entrega.

 

Por fim, estabelecer um ciclo contínuo de planejamento, monitoramento e controle é a base de uma execução bem realizada. Lembrando de realizar as adaptações sempre que necessário.

 

 

5 – Antecipe o que for possível ao Liderar de Projetos

 

 

Se você já realizou um projeto ou está participando de um, já deve ter percebido que tem muitas variáveis que não são conhecidas. Isso porque muitas coisas vão sendo definidas ao longo do processo. Muitas coisas importantes vão acontecendo que não estavam consideradas no plano inicial.

 

Portanto, quanto mais cedo você conseguir descobrir essas variáveis desconhecidas melhor. O conceito da metodologia ágil de gerenciamento de projeto funciona muito bem aqui. Entregar uma parte o produto final pronto e funcionando numa escala reduzida mais cedo,  antecipa uma série de atividades e reduz uma série de riscos desconhecidos que só seriam revelados em fases posteriores.

 

Desta maneira, sempre que possível busque criar formas de antecipar as entregas permitindo o cliente participar e validar o processo de construção do produto. Isso irá entregar valor mais rápido e mais frequente para o cliente e irá minimizar riscos de produzir algo que não é o que o cliente quer. Saber gerenciar bem os riscos é crítico ao liderar projetos.

 

Se quiser se aprofundar mais sobre a preparação para iniciar a carreira em Gestão de Projetos, acesse o link abaixo.

 

Master Class – Gratuita – Como realizar sua transição para gerente de projetos de forma mais rápida e menos traumática?

 

 


 Sobre Como Liderar Projetos

Acreditamos que desenvolver lideranças mais conscientes é essencial para Transformar o Mundo em Um Lugar Melhor para se Viver.

 

Líderes por natureza são multiplicadores e agentes da mudança.

 

Projetos são em sua essência concebidos para promover uma mudança.

 

Por tanto, contribuir com o desenvolvimento de lideranças é transformar para melhor a vida do líder e de todas as pessoas que este líder influencia através de seus projetos.

 

 

Vamos participar da construção desta mudança?

 

Escreva aqui em baixo os 3 principais problemas que você enfrenta ao exercer a liderança em seus projetos e deixe seu comentário sobre este post.

 

Sua resposta será totalmente confidencial e será usada para nos ajudar a escrever conteúdos direcionados aos temas mais solicitados.  

 

Quantos anos de experiência você possui como Gerente de Projeto?
Ainda não tenho< 2 anosEntre 2 e 5 anosEntre 5 e 10 anos> 10 anos

 

3 comentários em “Como Liderar Projetos com Eficiência – 5 Dicas Essenciais”

  1. Pingback: 4 Dicas Práticas para se tornar um Gerente de Projetos - Como Liderar Projetos

  2. Pingback: O Poder da Mentoria ao Iniciar em Gestão de Projetos - Como Liderar Projetos

  3. Pingback: Excesso de Reuniões – 3 dicas para evitar - Como Liderar Projetos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *