Como delegar tarefas para sua equipe?

 

Como Delegar Tarefas para sua Equipe

Você já passou pela dificuldade de saber como delegar tarefas para sua equipe? Sente que poderia ter mais confiança na equipe e diminuir a ansiedade de querer completar as tarefas do dia imediatamente? Está tendo excesso de atenção em atividades muito operacionais? Não consegue ter tempo para liderar e pensar mais estrategicamente?

Neste artigo vou compartilhar dificuldades que eu encontrei em delegar tarefas e como fiz para superá-las.

 

Se quiser se aprofundar mais sobre a preparação para iniciar a carreira em Gestão de Projetos, acesse o link abaixo.

 

Master Class - Gratuita - Como realizar sua transição para gerente de projetos de forma mais rápida e menos traumática?

 

1. Primeiro alguém irá delegar tarefas para você

 

“Temos um novo projeto para entregar e preciso que você gerencie este projeto. A duração do projeto é 6 meses e a equipe são 3 pessoas além de você.”

 

Essa foi a mensagem que recebi do meu chefe quando delegou para mim a tarefa de gerenciar um novo projeto. A expectativa era que o projeto fosse entregue no prazo, com elevada satisfação do cliente e financeiramente saudável .

 

Nesse momento fiquei com milhões de perguntas na minha cabeça. Precisava de mais informações sobre o projeto, pois sabia que se eu não tivesse clareza dos objetivos do projeto, não conseguiria realizar a tarefa.

 

Portanto, o primeiro documento que solicitei foi o contrato, pois precisava saber quais eram as expectativas do cliente. Sendo assim, iria compreender melhor as principais entregas, os prazos e como os papéis e responsabilidades estavam distribuídos.

 

“Antes de pensar em delegar, tenha clareza da missão a ser cumprida e defina o que precisa fazer para chegar lá.”

 

2. Conheça as expectativas dos seus clientes

 

Eu tinha vários clientes nesse projeto, tanto internos quanto externos. Mas precisava saber quem eram os clientes chave, porque seriam eles que definiriam as principais demandas. Sendo assim, se eu pudesse me antecipar as essas demandas, seria mais fácil priorizar as principais tarefas para a equipe e estar preparado para atender melhor o cliente.

 

Eu já tinha trabalhado com esse cliente antes. Conhecia um pouco da cultura e forma de trabalho do cliente. Isso facilitou me antecipar às demandas.

 

3. Fique próximo das pessoas para saber como delegar tarefas para sua equipe

 

Sabia também que o sucesso do projeto em grande parte dependeria da capacidade da equipe entregar o que estava sendo solicitado no prazo acordado e com a qualidade que o cliente exige. Um detalhe adicional – 100% da equipe estava distribuída remotamente em diferentes países. Nem todos compreendiam bem o mesmo idioma.

 

 


 

Registre-se gratuitamente para continuar lendo o artigo completo. 

 

Clique em aqui para se registrar.  

 

Já é membro? Clique em Login para entrar.

 

 

Comentários encerrados.